terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Colisão- Aline Brasil

Olha, mais uma novidade ...
O vídeo está um pouco trêmulo, mais o importante é a intenção  que os jovens tem em mostrar todo o seu trabalho e dedicação ao serviço do Senhor. Ao som de Aline Brasil , com a música Colisão.
Deus abençoe o Ministério de Dança Ágape de Conceição da Feira- BA.

O cartaz da campanha da fraternidade 2012


Olhando, o cartaz da campanha da fraternidade do ano de 2012 nos deparamos com o sorriso do profissional da saúde e a pessoa doente, este por sua vez viabiliza sua dor apertando as mãos. Podemos notar a gratidão de ambas partes pela missão do dever comprido, mostrado através do sorriso.O profissional da saúde, pelo fato de ameniza a dor  do doente. A pessoa doente, sente-se encorajado por ser acolhido para uma nova esperança.
A nossa missão de cristãos é sempre acolher a todos com satisfação e caridade, pois Jesus Cristo nos ensina a 'Amar o nosso próximo como a ti mesmo'. Nesse intento, é um momento de reflexão e abrir o sorriso e abraçar os nossos irmãos. Como isso lembrei deste presente:


Sorria sempre!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Os 10 pontos básicos do método preventivo de Dom Bosco


  1. Valorize seu filho;
  2. Acredite em seu filho;
  3. Ame e respeite seu filho;
  4. Elogie seu filho sempre que puder, e ele merecer;
  5. Compreenda seu filho;
  6. Alegre-se com seu filho;
  7. Aproxime-se de seu filho;
  8. Seja coerente com seu filho;
  9. Prevenir é melhor que castigar seu filho;
  10. Reze com seu filho.


Estes pontos é muito interessante para entregar na reunião com os pais e responsáveis e até mesmo deixar exposto nas sala dos encontros catequéticos.
Fonte:
Revista canção nova.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Eu e essa estranha mania de ter fé na vida...


..."Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos muitos. Nós podemos mais. Vamos, lá fazer o que será...". Lembrando essa música belissíma, penso nessa estranha mania de ter fé na vida, quando  penetra a nossa alma.
Acreditar em Deus é um dom que recebemos, através de uma fé sobre natural. A fé é o tesouro que a igreja nos dá.
Com a fé em Deus, fé na vida e no homem podemos fazer a transformação que o mundo pede. A  fé natural é confiar nos outros, é ter confiança no que faz; é como tomar café e não pensar que tem veneno.
Se me prostro diante de Deus estou  fazendo uma fé sobre natural - um elo entre a fé natural e fé sobre natural.
Aquele que é adepto da fé de faixada vive um mundo de hipocrisia -vive o inferno. Deus quer uma postura verdadeira, pois não adianta eu dizer que amo a Deus se não amo as pessoas que estam  ao meu lado.
A sociedade vê os jovens como "idiota oferecendo lixo", nos nivelando por baixo - um ser de 2 grandeza sem ter posições de fazer escolhas. Existem tantas leis e regras que devem ser cumpridas e não para polir o mundo em que nós somos transgressor. È assustador o número de bares que cresce a cada dia, o ambiente é tomado pelo álcool, porque falta a consciência na fé em Deus.
Quando eu acredito em Deus, acredito em mim mesmo.
Olhamos para cruz e veja que Cristo morreu de braços abertos e la´percebemos que ela possui duas dimensões: um traço horizontal e vertical. Então se você que seguir Jesus prepare  - se para lutar para não ser nivelado por baixo. O homem que vence a si mesmo obtém algo maior do que se derrotasse ao mundo inteiro. Nada pode arrancar- lhe a felicidade. Mesmo diante de aparentes impossíveis ele não desanima, pois tem uma certeza: Deus está com ele.
Deus abençoe seu caminho!

A fé


Esta atividade pode ser feita com as crianças no encontro da catequese, quando falarmos sobre
a FÈ. 
Nesta reflexão pode separar algumas palavras que leva e tenha sentido com a fé e colocar ou  escrever no respectivo desenho. Aquelas palavras que não tem sentido com a fé é colada ou escrita fora do desenho .
Você catequista pode misturar estas palavras e cada catequizando vai tirando uma palavra . Fica bem dinâmico e todos participam. Ou você pode usar sua criatividade.

Deus te abençoe! 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coreografia "Hoje livre sou"- Adoração e vida.


O grupo de jovens do Ministério de Dança Àgape, homenageia o dia da juventude com a música 'Hoje livre sou'. Tema escolhido pelos próprios jovens.
È uma grande gratificação observar a juventude espalhar o seu amor a Deus, através dos passos da dança. Que a exemplo deles muitos jovens possam se espelhar e dar continuidade a este lindo serviço a Deus.
Como eu sou uma jovem catequista resolvi, também, postar este vídeo aqui.
Jesus precisa e quer entrar em seu coração basta você confiar e sentir a presença forte DELE. Dando um novo sentido em sua vida, sentindo-se mais forte e purificado pelo poder do Senhor.  

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gestos e posições litúrgicas.

A celebração litúrgica é essencialmente comunitária porque ela é sempre sacramental. E é sacramental porque indica e atualiza a presença de Jesus no meio de nós, nosso único e verdadeiro Sacerdote.
Se toda a comunidade está de pé, ele fica ajoelhado. Se canta ou escuta a Palavra de Deus, ele recita o Terço. Se a comunidade está ajoelhada, ele fica sentado. Enfim, não está nem aí com a comunidade celebrante. È evidente que somente Deus pode avaliar o que vai no coração de cada fiel. Mas, sem harmonia não há liturgia que seja significativa para Deus e para o homem.
Primeiramente, as posições: ficar sentado é a posição de quem descansa, mas indica sobretudo a atitude de quem escuta e acolhe, para refletir e orar;
Ficar em pé significa respeito ao outro e estar pronto para caminhar. Expressa a atitude de quem crê em Jesus ressuscitado, presente na Eucaristia, que deixou a posição deitada no túmulo para voltar a caminhar conosco. E é também a posição da dignidade do ser humano, redimido por Jesus. Sendo a Eucaristia o sacramento da Ressurreição, a posição em pé é a que mais convém ao longo da celebração;
Ficar de joelhos é sempre um sinal de penitência mais do que de adoração. Por isso, se adapta bem ao Ato Penitencial. Quem gosta de ficar de joelhos durante a Consagração, deve voltar a ficar em pé para a aclamação. A genuflexão que costumamos fazer diante do Sacrário ou diante do altar deve ser bem-feita. Se não for assim, é muito mais decente fazer uma inclinação digna e respeitosa.
Os gestos mais comuns são: as mãos postas ou juntas, que manifestam oração mais antiga, porque expressam louvor, oferta e agradecimento; o sinal da cruz, com que se iniciam todas as celebrações: lembra a nossa redenção e a Trindade santa, em cujo nome nos reunimos para celebrar. Todos devem dizer as palavras junto com o presidente e não apenas o 'Amém'.
È claro que todas essas posições e gestos não tiram a liberdade daquelas pessoas que, por idade ou enfermidade, podem permanecer na posição que lhes for mais cômoda. Tudo isso só tem valor na medida em que nos envolve e nos faz participar ativamente da celebração.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Oração da Campanha da Fraternidade 2012



SENHOR DEUS DE AMOR,
PAI DE BONDADE,
NÓS VOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS
PELO DOM DA VIDA,
PELO AMOR COM QUE CUIDAIS DE TODA A CRIAÇÃO.

VOSSO FILHO JESUS CRISTO,
EM SUA MISERICÓRDIA, ASSUMIU A CRUZ DOS ENFERMOS
E DE TODOS OS SOFREDORES,
SOBRE ELES DERRAMOU A ESPERANÇA DE VIDA EM PLENITUDE.

ENVIAI-NOS, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO.
GUIAI A VOSSA IGREJA, PARA QUE ELA, PELA CONVERSÃO
SE FAÇA SEMPRE MAIS, SOLIDÁRIA ÀS DORES E ENFERMIDADES DO POVO,
E QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA.
AMÉM.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Tempo de renovação.


Este mundo bonito Deus o fez para que fosse a casa, a morada de todos os seres humanos.
E Deus criou o homem e a mulher.
Deus nos criou feito um espelho dele, á sua imagem e semelhança.
Deus criou o mundo para todos. Criou mulher e homem com igualdade, para que fossem cooperadores com Ele na obra da criação.
Mas não é bem assim no dia - a- dia da vida. O ser humano está desfigurado, maltratado, violentado e machucado em sua dignidade e liberdade. Falta-lhe as mínimas condições de vida.
No mundo de hoje, uns valem mais do que outros .
Falta uma política que favoreça a todos, proporcionando uma boa saúde e uma maturidade na fé, por isso a campanha da Fraternidade tem o tema : Fraternidade e Saúde Pública, cujo o lema : Que a saúde se difunda sobre a terra.
A pessoa humana é filha de Deus e deve viver numa sociedade justa e fraterna como Jesus ensinou. Para isto todo cristão é convidado a cooperar para valer, ajudar na melhoria da sociedade.
A missão da Igreja no mundo é a mesma de Jesus: procurar que todos vivam como irmãos na igualdade, na alegria e na esperança.
Neste tempo de Quaresma o povo de Deus se volta para reflexão e á espera alegre da páscoa do Senhor.
È tempo de conversão e de conhecermos mais intimamente os planos de Deus em nossa vida através de um sincero exame da consciência e de nossos atos.
Como é tempo de Campanha da Fraternidade, vamos saber o que a Igreja no brasil pretende despertar em nós com o tema escolhido para este ano: Fraternidade e Saúde pública.
È Quaresma. Que este seja um tempo de purificação em sua vida!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A campanha da fraternidade

 
                       Dom Eugênio
                       Sales e Dom
                       Helder Câmara,
                       em 1968. Na                                   
                       ocasião Dom
                       Eugênio
                       assumia a 
                       Arqui diocese de
                       Salvador (BA)
                                                                       
     O  sonho da Campanha da Fraternidade teve origem alguns anos antes do início  do Concílio Ecumênico 
quando um pequeno grupo de padres recém-ordenados, sob a coordenação de Dom Eugênio Sales, então presidente da cáritas brasileira e Administrador Apostólico de Natal (RN), reunia-se todos os meses para rezar e refletir sobre a igreja e a Pastoral. Assim, o primeiro esboço do que viria a ser a Campanha da Fraternidade acontece em Natal, em 1962. Esse projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, através de uma carta de Dom Helder Câmara, então secretário geral da CNBB, para todo o episcopado brasileiro. Na quaresma de 1964, o Brasil vive sua primeira Campanha da Fraternidade que completa, este ano, 48 anos.

Fonte: Revista  de Aparecida.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Transferências e nomeações 2012

Com o objetivo de promover o bem- estar das pessoas, paróquias e todo povo de Deus. O Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, juntamente com sua equipe de conselho, resolve fazer algumas transferências e nomeações de padres e seminaristas.
Realmente, ficamos  com saudade daquele padre, diácono, seminarista e religioso que prestou tão bem o serviço de Evangelizar e levar o bem a todos os seus paroquianos, mas na certeza que o próximo  dará continuidade aos projetos designados  por Deus. Nesse intuito, só basta dizer: Seja bem-vindo.



01 – Pe. Antônio Ferreira de A. JúniorPároco ( Paróquia São João  Batista) - Água Fria.

02 – Pe. Cláudio Passos Administrador Paroquial ( Paróquia Nossa Senhora de Lourdes) - Ipecaetá.

03 – Pe. Cristiano Fechine de Holanda Vigário Paroquial (Paróquia Nossa Senhora dos Humildes) - Humildes. 

04 – Pe. Edimundo A. dos Santos Pároco  (Paróquia Santo Antônio)- Tanquinho e Administrador paroquial ( Paróquia Senhor do Bonfim) - Candeal.  

05 – Pe. Edson Porcino de AlmeidaAdministrador Paroquial ( Paróquia Nossa Senhora da Conceição)- Anguera. 

06 – Pe. Genival 0liveira CarvalhoVigário Paroquial (Paróquia Senhor dos Passos), professor na Faculdade Católica e curso de doutorado, em Filosofia  

07 – Pe. Gilvan Pereira BritoCoordenador da Pastoral Vocacional, Reitor do Seminário Propedêutico e professor na Faculdade Católica. 

08 – Pe. João Carlos F. de BritoPároco ( Paróquia Imaculado Coração de Maria)- Arquidiocese de Manaus.

09 – Pe. Joel Simões Teles Pároco (Paróquia Sagrado Coração de Jesus )- Pedrão. 

10 – Pe. José Augusto N. Costa Vigário Paroquial ( Paróquia São Gonçalo do Amarante) - São Gonçalo dos Campos. 

11 – Pe. José Carlos da Silva LimaCoordenador de Pastoral e Pároco (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)- Tomba.*

12 – Pe. José Cícero SilvaPároco (Paróquia Senhor do Bonfim )- Cruzeiro.  

13 – Pe. Julivaldo F. de SantanaPároco ( Paróquia Nossa Senhora da Conceição )- Ouriçangas. 

14 – Pe. Marildo Ferreira da SilvaAdministrador Paroquial ( Paróquia Santa Bárbara)- Santa Bárbara. 

15 – Pe. Wilson da Silva MarquesVigário Paroquial ( Paróquia Imaculada Conceição) - Conceição I. 

16 – Pe. José Francisco Spinola de MoraisPároco (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição)- Conceição da Feira. 

17 – Pe. Paulo AfonsoAno de Espiritualidade (Ano Sábatico).

18 – Diácono Carlos Branco Cerqueira - Auxiliar Pastoral ( Paróquia Senhor do Bonfim )- Cruzeiro.

19 – Seminarista -  José Ribeiro OliveiraArquidiocese de Manaus. 

20 - Seminarista - Leomário Gonçalves dos SantosArquidiocese de Manaus.

* Ao padre José Carlos, o nosso muito obrigado por ensinar a reavivar a vida de Cristo em nossos corações. Foi uma grande graça divina poder contar com Senhor, durante todo estes anos .Seja sempre bem vindo em nossa paróquia que também é sua. O nosso coração já está apertado de saudade, mas também palpitante pela chegada do novo páraco José Francisco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...