domingo, 6 de janeiro de 2013

Epifania

EPIFANIA

 

Epifania é a manifestação de Jesus - festa do rei. Dia de desarmar o presépio, um tempo de viver os tempos comuns de Jesus. O refrão do salmo 71 reflete bem isso: "Nações de toda terra hão de adorar-vos o Senhor". Nações, sentido de festa a Epifania.
          Jesus nasceu escondido no lugarejo chamado Belém. Nasceu escondido dos povos do mundo, apenas Maria, José e alguns animais viram o seu Natal. Essa criança é luz e essa luz não poderia ficar escondida. Jesus não forão para os povos, os povos forão para Jesus.
          O elemento desnorteador é a figura de Herodes no momento muito cruel. "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Não é possível que exista dois reis. Então vou matar está criança".  Não matou Jesus, mas matou outras crianças que para nós cristãos é chamado de Santos Inocentes.
       Quantas pessoas vão ao encontro de Jesus, só por curiosidade. A minha e a sua atitude deve ser igual ao dos  reis magos que foram a gruta onde a estrela brilha intensamente para adorá- lo e mudaram de caminho. Essa estrela conduz os povos de Jesus.
       Dentro da dimensão missionária precisamos ser estrela de Jesus conduzindo as pessoas a adorar Jesus e mudar de vida. Por qualquer motivo abandonamos a igreja, pois olhamos para pessoas que podem machucar, ferir e entre outras situações. Claro, somos seres humanos, mas temos que olhar para figura maior que é Jesus.
        Essa missão missionária conduz a estrela para o sol da justiça - Jesus de Nazaré.
        Maria fica longas horas adorando Jesus. Também devo demorar longamente com Jesus: adorando, ouvindo... Maria recebe os reis magos e apresenta Jesus. Os magos encontram o menino com sua mãe. A primeira atitude dos magos é adoração. E a nossa? Adorar o Senhor, assim que entro na igreja. Depois, abriu os cofres e deram os presentes: ouro, incenso e mirra. Não é um presente valioso, no entanto é simbólico e teológico.
        A uma verdade que esclarece, tira dúvida : A manjedoura não ilumina a cruz; A cruz ilumina a manjedoura.
  •  Ouro - mostra a realeza de Jesus - é o rei dos judeus manifestando dignidade.
  • Incenso - reconhece no Cristo: 1º o sacerdócio pleno - mediação entre o homem e o templo, 2º sacrifício de Jesus - é o cordeiro Imaculado de Deus  .
  • Mirra - o perfume, lembra a cruz - uma ligação quando Cristo era despojado da Cruz. Símbolo da morte de Jesus, morte redentora.
         Se vou ao encontro da manjedoura para Jesus, tenho que voltar convertido por outro caminho com um novo olhar.
       Você tem a sensação de que cresceu fraternalmente, humildemente...Ou você não saiu da manjedoura? Você está a serviço da morte ou da vida?
         Quem se encontra com Jesus muda o rumo da sua vida.
 
 
Deus abençoe!


   
 
 

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...