domingo, 22 de julho de 2012

Jubileu de 50 anos de vida e missão.

Que grande alegriAAaaaa...! Certamente, 50 anos não é 50 dias.  A nossa história começou em 1962.  A nossa Arquidiocese de Feira de Santana comemora o seu o Jubileu. Jesus é o nosso Pastor por excelência é que nos conduz a reavivar o dom que a em mim, em você e em nós.

Hoje, no dia do Jubileu do 50 anos, Jesus nos convida a sermos o seu amigo, pois estamos em festa - dia de alegria. " O Senhor é o Pastor que me conduz e não me falta coisa alguma". A liturgia de hoje nos apresenta Jesus como um Pastor cuidadoso que se preocupa com os seus filhos .

Nesse convívio o Pastor  nos lembra a celebração do Jubileu - uma celebração ampla. Jubileu é tempo de festa, de alegria universal. Uma ocasião especial para nascer no coração o louvor e agradecimento pelos dons recebidos e que poderá receber. "Quantas graças o Senhor derramou sobre os seus  filhos e filhas". Neste dia todos nós somos colocados a elevar agradecimento a igreja pela íntima união com Deus, voltando o olhar para o presente, afinal o presente para a nossa Arquidiocese de Feira de Santana - para o pai.

Cristo conquista o povo para seu pai  com o poder do seu sangue e uni com a força do Espírito Santo. Essa é a vontade de Deus : Vossa santificação que não diz respeito a alguns e sim a todos em plenitude. Qual é a igreja que queremos ser? Seria oportuno, de grande riqueza querermos ser uma igreja diante do Senhor em estado permanente de missão, em comunhão com destaque para importância da Eucaristia. Uma igreja que seja fermento para sociedade, uma igreja viva alimentada pela fé.

Se cada filho mantiver unidos abriremos mais a porta para o Espírito Santo, dando condições necessárias para  os dons da sua vida. A família é o lugar privilegiado pela fé. Deus quis crescer em uma família humana e quer que sua também cresça para glória de Deus.

DEUS TE ABENÇOE


terça-feira, 17 de julho de 2012

Mais uma das minhas ideias para deixar a sala do encontro de catequese mais encantador. As crianças amaram.


Aqui está Jesus na Hóstia Consagrada  feita de eva acompanhada de estrelinhas de papel laminado e nuvem feita também de eva.



E não podia faltar o nosso cantinho bíblico, onde as crianças a cada encontro tem esta honra de começar o nosso encontro com a entrada da Bíblia, sentido maior em nossa caminhada. È muito bom, levar as nossas crianças desde pequeninas está grande sabedoria, desta forma elas iram crescendo sabendo o grande significado do caminho, verdade e luz, que é  Jesus Cristo.



Com tanta alegria no Senhor só podia concluirmos que o seu, o nosso, o meu lugar é o céu. Ou, melhor temos que exalar o bálsamo da vida para que possamos chegar lá. Não é mesmo? Fiz esta nuvem de tnt preenchidas de espuma (usada em travesseiro)com alguns pingos de chuva feito, também, de eva com auxílio do fio de nylon. Estas eu coloquei na parede, mas também poderá ser colocada no teto que ficará legal.


DEUS TE ABENÇOE




domingo, 15 de julho de 2012

Como é bom viver em família

A família é um verdadeiro Oásis.

"Minha prece de pai é que meus filhos sejam felizes;Minha prece de mãe é que meus filhos vivam em paz;Nossa prece de filhos é de quem agradece;Nossa prece de filhos é de quem sentem orgulho dos pais(...)Ilumina, ilumina nossos pais, nossos filhos e filhasIlumina, ilumina cada passo das nossas famílias"


Dizem: "quem canta reza duas vezes". Esta canção do nosso amigo Padre Zezinho é mais que uma música é uma oração que embala nossos coraçõe, aclamando ao Senhor a benção sobre cada membro da família. Hoje, e sempre peçamos ao Senhor que cada lar seja sempre como a família de nazaré, onde reina a paz, amor, humildade, solidariedade...A sagrada família, em primeiro lugar, é um exemplo de espiritualidade familiar. A família de Nazaré defendeu a vida,  promoveu a vida. È bonito como Maria, José e Jesus souberam acolher o sofrimento, superar o sofrimentoe crescer com o mesmo. A propósito da família de Nazaré cada lar, também, carrega sua cruz umas mais pesadas outras mais leve, mas não impede que o papai e a mamãe cuidem e se preocupem com os seus filhos e estes devem colaborar com os pais. "Filho o que fizeste? Teu pai e eu estávamos a sua procura". E tão bonito a gente vê essa transformação , esta expressão dos sentimentos que é saúdavel . A família tem que ser uma comunidade, onde nós podemos ser nós mesmos, expressar nossos sentimentos.
A família é o nosso hábitat(um relicário) é o ambiente natural, criado por Deus, para aprendermos a dar e receber o verdadeiro oásis de amor . No aconchego de uma família, por mais simples e pobre que seja, que aprendemos a amar e ser amados.
Como é bom ser família! Como é bom ter diferenças... Diferenças de gêneros. de temperamentos, de opiniões, de pontos de vista...Que bom conviver com o diferente .
Como é bom viver em família!


DEUS TE ABENÇOE!


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Em homenagem ao Tijolinho


Fiz esta a homenagem ao Tijolinho da revista Devotos Mirins, desenhei na telha e fiz uma pintura. Este desenho apresentei na minha turminha de catequese.




segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tomé onde está a tua fé?

Dinâmica: 

Todo mundo já deve ter brincado de Detetive, nesta brincadeira temos como personagens
o assassino, o detetive e as vítimas. Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? Teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
            Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.

           As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.

Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:

- Jesus está presente e vivo no meio de nós!

         Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.

       Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:

- Mestre, é você mesmo!

      Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:

- Tomé, onde está a sua fé???



Deus te abençoe!

Conhecendo Tomé.

ÔBA! Como Deus é bom e maravilhoso. Eu procurando alguma ideia para fazer o encontro com minhas crianças, de repente encontro com minha  minha irmã e amiga catequista Daniela de Diamantina - Minas Gerais,  sugerindo-me que eu falasse com minhas crianças sobre Tomé e me enviou este lindo trabalho.

Dani, quero te dizer que você foi um anjo em meu caminho. Obrigado, minha querida!
Senhor Jesus, daí sempre sabedoria e fortaleza a esta tua filha que ela possa trilhar sempre os teus caminhos guiados por tuas mãos. Obrigado Senhor! 


APROFUNDAMENTO PARA OS CATEQUISTAS

É muito importante que se converse sobre como foi a vivência das crianças durante a semana santa, para saber como foi a participação delas nas celebrações! Explicar que ainda estamos no tempo da Páscoa, Tempo Pascal, que são os cinqüenta dias depois da Páscoa!
A passagem da Bíblia para ser abordada nesse encontro é: João 20,19-31, como nos pede o tempo litúrgico!
Na medida do possível, procure ler em casa, refletir e contar para as crianças de maneira mais “dinâmica”, pois se ler diretamente da Bíblia, corre-se o risco das crianças não compreenderem o que se fala, visto que elas ainda estão em fase inicial de alfabetização.
Segue-se um aprofundamento da passagem desse evangelho, para ajudar você(s) na preparação do encontro e sugestão de dinâmica:

Desenvolvimento do Evangelho

Aos domingo à tarde, as primeiras comunidades cristãs se reuniam para celebrar a Ressurreição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte, pois foi na tarde do domingo da Páscoa que Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos. Porém, a condição em que eles estavam reunidos, fechados atrás de paredes, não era condizente com a liberdade e a vida, e sim com a opressão e a morte, pois as portas estavam trancadas e sentiam muito medo das autoridades dos judeus. Para Jesus não existem barreiras. Ele entrou, ficou no meio deles e fez a mesma saudação da sua despedida: “A paz esteja com vocês”, para tranqüilizá-los, pois Ele já estava ali, e a presença Dele trazia segurança aos seus seguidores. Jesus ainda trazia no seu corpo as marcas do seu sofrimento e as apresentou como testemunho da vitória da vida e, ao mesmo tempo, sinais da injustiça. A alegria dos discípulos ao vê-Lo foi transformada em disponibilidade, e Jesus soprou sobre eles o sopro vital do Deus, o Seu Espírito, dando-lhes nova vida, nascendo então a comunidade dos seguidores de Jesus aos quais Ele confia Sua própria missão. Eles estavam, a partir de então, com o mesmo Espírito que esteve com Jesus, e receberam a missão de continuar o projeto de Deus que é a luta pela justiça, permitindo que todos tenham acesso à vida.Tomé impõe uma condição para crer: era preciso ver. O fato dele não ter acreditado nos discípulos quando disseram que Jesus estava vivo e que tinha ressuscitado, não faz dele uma pessoa menos importante, pois o importante não é ter estado com Jesus antes de sua morte, e sim, viver a vida que nasce da ressurreição, assumindo o projeto de Deus como uma opção pessoal. Jesus se dá a conhecer, primeiramente, apenas para alguns, pois todas as gerações futuras O conhecerão e acreditarão na ressurreição somente pelo testemunho de poucos. Tomé ao encontrar-se com Jesus faz a sua profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Esta é a primeira vez que Jesus é chamado de Deus (depois do prólogo – início do Evangelho de João), motivo de Sua condenação.                                                                                        

Jesus diz que são felizes aqueles que não receberam provas concretas da sua ressurreição, e sim os que creem porque aceitam o testemunho da comunidade. E isto está ao alcance de todos e serve para despertar o compromisso da fé, experimentando a vida que Jesus veio trazer.



 Vamos refletir

Sugestão de Encontro para 1ª Eucaristia
Amorzinhos, depois de termos conhecido a história de Tomé, respondamos as atividades abaixo:


1-                 Depois de ter escutado a história de São Tomé, complete os espaços abaixo, completando o evangelho:



                          
 Dedo- Meu Deus - Paz- Alegraram- Pregos - Fé - Meio- Tomé - Creem- Mãos

 Jesus veio e pôs-se no________________ deles. Disse-lhes ele: A ________________ esteja convosco! Mostrou-lhes as ________________ e o lado. Os discípulos _________________________ ao ver o Senhor. __________________, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos _______________________________, e não puser o meu __________________________________- no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de _________________________. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e __________________________! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem ____________________________!

2-            Enumere as frases abaixo, colocando-as na ordem certa:

(    ) Os discípulos contaram a Tomé que viram Jesus.

(        ) Tomé acreditou em Jesus.

(       ) Jesus apareceu aos discípulos quando Tomé não estava.

(        ) Jesus mostrou as mãos para Tomé

(         ) Tomé não acreditou nos seus amigos.

3-      Resolva essa mensagem enigmática e descubra o que está escrito:

Jesus disse: “Voz – z + cê  acréscimo – scimo + ditou porque viu? Fera – ra + lição – ção + zebra – bra + s os que acre + dinheiro – nheiro + taxa – xa + ram sem ter vis + toca – ca.”

2-                  4- Para quem Jesus falou o que você descobriu no exercício anterior? Por que Jesus disse isso a ele? (Responda no caderninho)

3-                 5-  Coloque os números em ordem e escreva no caderninho o que você descobriu:

              Que Ele morreu e ressuscitou para nos salvar!     5                                           

                   Ele sempre está ao nosso lado                 3



                    Devemos acreditar em Jesus     1                                              



                     Basta que acreditemos, tenhamos fé
  4


              Sempre, pois mesmo sem o vermos         2                      


                    E é a Fé, que nos faz acreditar!
                                                                              6

















































2- Em família: Conte aos pais ou responsáveis sobre o encontro de hoje, e pergunte a eles e responda no caderninho: Como podemos crer em Jesus, mesmo sem vê-lo? Quais são os acontecimentos que mostram a presença constante de Jesus em nossas vidas?


Outra sugestão

SUGESTÃO DE ENCONTRO PARA CATEQUESE DE INICIAÇÃO
Amorzinhos, depois de termos conhecido a história de Tomé, respondamos as atividades abaixo:

1-      Querida(s) criança(s), depois de prestar atenção na história de São Tomé, responda às questões abaixo:

*POR QUE AS PORTAS DO LUGAR ONDE OS DISCÍPULOS SE ENCONTRAVAM ESTAVAM FECHADAS?
a)Porque era tarde      b) Por medo dos judeus  

c) Porque estava estragada

 *O QUE FIZERAM OS DISCÍPULOS QUANDO VIRAM O SENHOR?

a)Alegraram-se  b) Saíram correndo c) Deram-lhe um presente

*QUEM NÃO ESTAVA COM OS DISCÍPULOS QUANDO JESUS VEIO?


a)São Pedro     b) São Tomé, chamado Dídimo    

 c) São João

*O QUE JESUS DISSE A TOMÉ?

a)      Não me toques     b) Vês que sou eu?    

 c) Não sejas incrédulo, mas fiel

*PARA QUE OS SINAIS DE JESUS FORAM ESCRITOS NA BÍBLIA?
a)      Para que acreditemos que Jesus é Cristo
b)       Para completar a Bíblia
c)      Para ver o que Jesus fez

 *O QUE JESUS DISSE QUANDO SE PÔS NO MEIO DOS DISCÍPULOS?

a)      Boa Noite       b) Como vocês estão?

 c) A paz esteja convosco

2-      Coloque os números em ordem e escreva no caderninho o que você descobriu:

            Que Ele morreu e ressuscitou para nos salvar!     5                                           

                   Ele sempre está ao nosso lado                 3


                    Devemos acreditar em Jesus     1                                              


                      Basta que acreditemos , tenhamos fé
  4

               Sempre, pois mesmo sem o vermos     2                        















3- Tomé tocou nas feridas de Jesus e acreditou que Ele havia ressuscitado. Encontre os 7 erros que conta esse momento:





4- Em família: Conte aos pais ou responsáveis sobre o encontro de hoje, e pergunte a eles e responda no caderninho: Como podemos crer em Jesus, mesmo sem vê-lo? Quais são os acontecimentos que mostram a presença constante de Jesus em nossas vidas?


E você catequista pode encerrar esta reflexão fazendo esta dinâmica Tomé onde está tua fé.






Deus te abençoe!

quinta-feira, 15 de março de 2012

O morro do cruzeiro


É no Morro do Cruzeiro que acontece, todas as sextas-feiras da Quaresma, a tradicional Via- Sacra. Em 1925 foi fixada a primeira cruz no alto do morro e , durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, no dia 6 de abril, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo vigário Pe. Antônio Pinto de Andrade. No dia 21 de abril de 2000 o Morro do Cruzeiro, totalmente reestruturado para atender os visitantes, foi solenemente abençoado e reinaugurado por Dom Aloísio Lorscheider.
Todo o itinerário da Via-Sacra recebeu artísticos painéis que lembram os passos da Paixão do Senhor. Conta com as 14estações da Via Sacra, em estilo neoclássico, elaboradas em cimento pelo artista Adélio Sarro.Com caminho asfaltado, o Morro do Cruzeiro é uma rota de peregrinação, com uma bela vista da cidade. São 680m de altitude, com uma cruz moldada em aço, que mede 23m de altura e pesa 25 toneladas .
Na parte posterior ica o sepulcro com a imagem do Cristo morto. a obra do grande Cruzeiro comemorativo dos 500 anos de Evangelização do Brasil é do artista plástico Cláudio Pastro.

Deus abençoe!

sábado, 3 de março de 2012

Maquete da saúde



No  encontro com as crianças na catequese que legal  fazer uma pequena maquete de conscientização.Utilize uma bola de isopor que representará o mundo , pinte-a com tinta guache. Como apoio de sustentação use um pedaço de isopor forrado com papel crepom. Utilize um palito para fixar a bola de isopor com o apoio.
Com ajuda de palito de picolé, churrasco ou outro objeto monte uma cruz ao redor do "mundo"
Feito isso, as crianças iram confeccionar bonecos de massa de modelar que irá representar cada um deles. Depois de pronto coloque os bonecos ao redor do "mundo".
Com isso você, catequista, mostra para as crianças que o mundo precisa de "saúde " e que isso só será possível quando nós tivermos  juntos em busca desse ideal.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 2 de março de 2012

O Bom Samaritano

A campanha da fraternidade deste ano vem nos chamar atenção pela Fraternidade e Saúde Pública.Como o "bom samaritano " do Evangelho, o homem não pode passar indiferente diante do sofrimento alheio, é preciso parar  e deixar-se comover.
Pensando nisso, fiz uma peça teatral com as  crianças mostrando que o amor é que cura a dor. Nesta peça você pode usar 10 personagens ou mais, depende da sua criatividade.

Personagens:

  1. Narrador
  2. Professor da Lei
  3. Jesus
  4. Discípulos(pessoas que acompanham o professor da lei)
  5. Uma criança( representando o homem)
  6. Crianças representando os ladrões
  7. Crianças representando os sacerdotes
  8. Crianças representando os levitas
  9. Criança representando o Bom Samaritano
  10. Criança representando o homem da pensão
Enredo

Um professor da Lei, juntamente com alguns discípulos ao vê Jesus resolve pega-ló em contradição. Todos andando vão ao encontro de Jesus.
Professor da Lei: __Vejam, Vamos ouvir o que Jesus nos diz. Ele é guardiã da nossa fé e nos escuta com atenção . 
Discípulos:__ Oh! Oh! Oh!( em coro um olhando para o outro)
Professor da lei: __ Silêncio! Assim, nos escuta. Vamos.
Professos da lei:__ Mestre, que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus:__ Você que é professor da Lei deve saber o que diz as escrituras. Fale a mim e a todos que aqui esta.
Professor da Lei responde dramatizando: __ Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda as suas forças, e com toda a sua inteligência. E ame o seu próximo como a ti mesmo.
Jesus:__Sua resposta está certa. Faça isso, e você viverá.( Nesse instante Jesus e os discípulos saem de cena)
Professor da Lei:__Mas, quem é o meu próximo? São os que amo? O que faz o bem e crê em Deus, ou os outros?
Narrador:__ Este professor rodeado de tantas pessoas não conhece o seu próximo.Mas, o próximo é todo aquele que está em necessidade: o amor não tem fronteiras.
Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó.
Ladrões: Vamos, assaltar aquele homem( Os ladrões bate e rasga as veste do homem , deixando quase morto)
Ladrões:__Pegou a moeda? Peguei, vamos embora( saem correndo)
Sacerdote, entra cantando e vê o homem.
Sacerdote:__Meu Deus! Misericórdia.
Homem:__Me ajudem!
Sacerdote:__Não podemos, temos que ir.
Levita entra cantando e vê o homem
Levita:__Pai eterno! O que aconteceu?
Homem: Os ladrões me roubaram e me bateram. Por favor me ajude!
Levita:__Não posso, vou viajar.
Narrador:__Nem o sacerdote e o levita ajudaram o pobre homem. Mesmo sabendo o que aconteceu e vendo que ele precisava de ajuda. Temos que ter amor ao próximo.
Samaritano entra cantando e vê o homem.
Homem:__Senhor, me ajude!
Samaritano:__Pobre homem! Você está muito machucado(cuida do homem, pega pelo braço). Vamos, vou te levar para o hotel. Precisa descansar.
Homem:__ Muito obrigado moço.
Narrador:__ Este, foi um bom samaritano! Ajudou ao seu próximo, foi humilde e teve compaixão pelo homem.
Homem da pensão:__ Mais você não conhece o homem. Como vai ajudar?
Samaritano:__ Não me importa se ele é estranho eu quero lhe bem. Tome essas moedas, cuide dele e você será recompensado.
Jesus entra e fala:
__ Qual destes três foi o próximo do homem que foi assaltado e quase morto pelos bandidos?
Todos os personagens entra e fala:
__ O Bom Samaritano.
Jesus disse: Vocês devem fazer o mesmo. Amem a todos!
No final todos cantam a música "Amar como Jesus amou" do Padre Zezinho, fazendo uma pequena coreografia.

Esta peça vai fazer com que as crianças façam uma pequena reflexão, que precisamos amar ao nosso próximo  como a nós mesmo.Que precisamos ajudar e acolher os que precisa da nossa ajuda.

Deus te abençoe!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quaresma para mudar


Neste tempo de Quaresma o povo de Deus se volta para a reflexão e à espera alegre da páscoa do Senhor.
È tempo de conversão e de conhecermos mais intimamente os planos de Deus em nossa vida através de um sincero exame de nossa consciência e de nossos atos.
A palavra penitência indica o pesar e o desgosto pelo mal cometido. Procura traduzir uma palavra dos Evangelhos que, no original grego, significa mudança de ideia, mudança nos valores e nos objetivos de nossa vida. Já a palavra conversão indica a mudança de orientação da vida e do procedimento.
Para isso precisamos da ajuda divida, que nos leva a reconhecer nosso e a querer mudar, e também nos da força para mudar de fato. Essa ajuda divina é dada a quem a pede. Nossa Quaresma tem de ser tempo de oração e de escuta da Palavra de Deus.
Como é tempo de Campanha da Fraternidade, vamos saber o que a Igreja no Brasil pretende despertar em nós com o tema escolhido para este ano: Fraternidade e Saúde Pública.
È Quaresma. Que este seja um tempo de purificação em sua vida!




DEUS TE ABENÇOE!


Fonte: Revista de Aparecida

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Decoração para o encontro

As férias está  acabando...Vamos, nos preparar para receber nossas crianças em um ambiente acolhedor. Preparei algumas ovelhinhas feitas de eva escrita com o Salmo 25:1: "O Senhor é meu pastor, e nada me faltará". Pode ser colada na parede. Use sua criatividade.
Temos que receber nossas crianças com muito carinho, onde elas possam se sentir mais a vontade na casa do Senhor.









A placa de porta,( uma casinha ) feita também de eva  e na janela você pode a cada dia colocar uma mensagem diferente.

"Que alegria do Senhor seja a nossa força" NE 8, 18

Deus te abençoe!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O coração da saúde!


1964                                    1984                  1985             2012
Primeiro Batimento                 A igreja Católica          A Igreja voltou-se      O coração        
Em 20 de dezembro            preocupou-se com          para situações           continua batendo
de 1964, os Bispos            a realidade social do       existenciais do             E o seu?
aprovaram o fundamento        povo, denunciando        povo brasileiro
inicial da mesma intitulado:      o pecado social e
"Campanha da Fraternidade      promovendo a justiça
Pontos Fundamentais 
apreciados pelo Episcopado
em Roma".Nesse contexto,
nasceu e cresceu a Campanha
da Fraternidade.                                                                    
                                                                               
Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como vai a sua saúde espiritual?



Campanha da Fraternidade do ano de 2012, tem como tema "A Fraternidade e a Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf.Eclo 38, 8).
A proposta desta campanha é refletir sobre a saúde no Brasil, com  objetivo de chamar atenção para melhoria do sistema público de saúde, em busca de uma vida mais  saudável.
Atualmente, há muitos alertas sobre a qualidade dos alimentos e seus efeitos em nosso organismo; sobre a falta e sobre o excesso de comida . Além de muita propaganda para gente comer bem.
De fato, os alimentos sustentam nossa vida. Mas a nossa vida não é só física, corporal, material. Ela é também mental; é construída por significados e valores; é movida por motivações; é espiritual.
Sabemos como há pessoas de aparência física muito boa, mas, quando agem, mostram uma saúde interior superficial e precária. A força física, sem vigor espiritual, se transforma rapidamente em violência.
A fé cristã propõe nos alimentar na direção da bondade, do amor, da responsabilidade solidária com as pessoas e com o mundo. A alimentação espiritual se dá no relacionamento com outras pessoas de vigor espiritual. Pela fé cristã,a comunidade busca na pessoa de Jesus este alimento.
Muitas vezes encontramos filas enorme de pessoas em busca de uma ficha para o atendimento médico, muitos destes não são atendidos outros podem ser atendidos. Depois volta com o mesmo problema, mas não descobre o que está sentido, por falta de fé.
Temos que dobrar o joelho, adorar o Senhor  e deixar que o médico dos médicos possa nos curar, pois ele sabe a cura que precisamos.
Este é o  momento para uma reflexão.

Fonte: Revista de Aparecida.





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saudade é aquilo que fica. Bendito quem vem em nome do Senhor.

Ontem, foi um dia de grande emoções aqui na minha paróquia Nossa Senhora da Conceição
com a despedida do padre José Carlos e a chegada do padre José Francisco.
A igreja repleta de fiéis saudando o padre que sai e outro que chega. Foi um momento de  agradecimento e de boas vindas ao novo pároco.
Nesta celebração estava presente o padre Hipólito, padre Marildo, padre Juvan, padre  José Carlos e padre José Francisco. Autoridades da cidade de Santa Bárbara e de Conceição da Feira, prestaram seu agradecimento
Os fiéis muito emocionados pela saída do nosso querido padre José Carlos que, certamente, irá deixar muita saudade pelo simples fato de ser este ser humano acolhedor, dedicado, cuida verdadeiramente do seu rebanho transmitindo a todos o mesmo carinho e atenção.
Foram sete anos de grandes bençãos, uma verdadeira catequese para todos descobrindo  o verdadeiro valor da Bíblia Sagrada e da fé.
Não será diferente com o padre José Francisco, ele com sua energia como ele mesmo diz "Sou muito elétrico" irá contagiar a todos com seu brilho.
Tanto o padre José Carlos e o padre José Francisco transmitiram aos fiéis mensagem de esperança, amor e fé. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Leitura Divina


A igreja há muito tempo dá ao Estudo Bíblico o nome de Lectio Divina, para não deixar que o fiel recorra aos textos sagrados friamente como quem lê um livro didático ou científico. A Leitura Divina é um caminho de conhecimento e encontro com o próprio Deus na Palavra.
È necessário um espaço de oração e recolhimento para que a leitura não seja fria ou automática. Lembre-se, você está se preparando para ouvir Deus e não simplesmente ler um jornal. faça uma boa leitura, primeiro em voz alta e em seguida, repita a leitura agora somente com os olhos e preste atenção nas palavras do texto.
Um breve momento de silêncio vai certamente deixar que essa Palavra cresça dentro de você.

5 passos
para a
Lectio Divina

Tempo mínimo 30 minutos,
que depois poderá se
estender de acordo com a
sua realidade.

1- Com uma caneta ou lápis 
destaque no texto as
promessas de Deus.
Coisas que Deus promete aos seus filhos. 
Ao abrir a Biblía, certamente, encontraremos todas promessas de Deus que é vivida em nossas vidas.

2- Depois procure destacar as 
ordens de Deus para você,
são imperativos que devemos 
viver ou fazer. 
Esses imperativos  vai nos ensinar o caminho da verdade e vida amando a Deus sobre todas as coisas.

3- Agora você está pronto para
colher do texto qual é a mensagem de Deus.
Devemos colocar em prática, levando a todo canto a boa nova de Jesus Cristo.

4- Se você acolheu essa 
mensagem, responda a 
Deus, elaborando uma forma de
como aplicar essa mensagem concretamente
na sua vida.
Dessa maneira, estará pronto para cumprir os desejos de Deus, aceitando SEU chamado.

5- Por fim, faça uma oração 
espontânea de resposta 
à Deus e cultive um 
momento fecundo de silêncio
contemplando o que Deus 
lhe falou ao coração.
Estamos pronto para aclamar a Deus, dobrar o joelho no chão e adorar O Senhor por todas maravilhas.
Mesmo que está não seja o que você esperava, nunca deixe de adora-ló. Deixe Deus falar no seu coração.

Fonte: Revista Canção Nova

Logomarca da JMJ 2013

A igreja se alegra com o número de crianças que participam da comunidade, "elas são o futuro da igreja" e cabe a nós o carinho para que eles cresçam firmes no amor de Cristo.
As crianças unidas estará  mais preparadas para seguir os passos de Jesus e nunca desviar o seu caminho. Afinal é desde pequeno que vamos aprendendo as coisas valiosas de Deus. Vale a pena refletir:
..."Eu sei que não tenho a idade
Da maturidade de quem já viveu
Mas sei que já tenho a idade
De ver a verdade o que eu quero ser eu..."

 Assim foi lançada o logomarca da Jornada Mundial da Juventude.



A logomarca já está pronta, vamos nos preparar para está linda jornada com muita fè.
"... No peito eu levo uma cruz no meu coração o que disse Jesus.."
O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Viva a Juventude!

Fonte: JMJ Brasil. com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...