quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gestos e posições litúrgicas.

A celebração litúrgica é essencialmente comunitária porque ela é sempre sacramental. E é sacramental porque indica e atualiza a presença de Jesus no meio de nós, nosso único e verdadeiro Sacerdote.
Se toda a comunidade está de pé, ele fica ajoelhado. Se canta ou escuta a Palavra de Deus, ele recita o Terço. Se a comunidade está ajoelhada, ele fica sentado. Enfim, não está nem aí com a comunidade celebrante. È evidente que somente Deus pode avaliar o que vai no coração de cada fiel. Mas, sem harmonia não há liturgia que seja significativa para Deus e para o homem.
Primeiramente, as posições: ficar sentado é a posição de quem descansa, mas indica sobretudo a atitude de quem escuta e acolhe, para refletir e orar;
Ficar em pé significa respeito ao outro e estar pronto para caminhar. Expressa a atitude de quem crê em Jesus ressuscitado, presente na Eucaristia, que deixou a posição deitada no túmulo para voltar a caminhar conosco. E é também a posição da dignidade do ser humano, redimido por Jesus. Sendo a Eucaristia o sacramento da Ressurreição, a posição em pé é a que mais convém ao longo da celebração;
Ficar de joelhos é sempre um sinal de penitência mais do que de adoração. Por isso, se adapta bem ao Ato Penitencial. Quem gosta de ficar de joelhos durante a Consagração, deve voltar a ficar em pé para a aclamação. A genuflexão que costumamos fazer diante do Sacrário ou diante do altar deve ser bem-feita. Se não for assim, é muito mais decente fazer uma inclinação digna e respeitosa.
Os gestos mais comuns são: as mãos postas ou juntas, que manifestam oração mais antiga, porque expressam louvor, oferta e agradecimento; o sinal da cruz, com que se iniciam todas as celebrações: lembra a nossa redenção e a Trindade santa, em cujo nome nos reunimos para celebrar. Todos devem dizer as palavras junto com o presidente e não apenas o 'Amém'.
È claro que todas essas posições e gestos não tiram a liberdade daquelas pessoas que, por idade ou enfermidade, podem permanecer na posição que lhes for mais cômoda. Tudo isso só tem valor na medida em que nos envolve e nos faz participar ativamente da celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...